Dropbox

Quem não tem actualmente uma conta de Dropbox?! Pois é, provavelmente, este é o serviço mais comum de partilha de conteúdos com amigos e conhecidos, principalmente quando o tamanho não é adequado para usar o email ou um IM. Além disso, é extremamente útil para ter conteúdos sincronizados entre ambos os PCs, em pastas espalhadas por todo o disco e reúne um conjunto avultado de possibilidades de utilização do serviço.

O sector móvel, com o crescimento abrupto que tem ganho, não poderia ficar de fora e é um must poder aceder ao que quer que seja em qualquer lugar, seja em que plataforma for. A versão do Android foi recentemente actualizada e esta major release traz novidades bastante interessantes.

A nova versão 2.0 oficial do Dropbox está disponível desde ontem e inclui, além de optimizações para o novo sistema operativo Android 4.0 Ice Cream Sandwich, uma interface de utilizador totalmente redesenhada e recheada de novas funcionalidades.

O novo design está agora mais intuitivo e simples. No topo encontra-se uma barra de navegação com três separadores (Dropbox, Uploads e Favorites) onde, em cada um deles, podem ser encontradas novas funcionalidades.

Em cada ficheiro ou pasta encontra-se uma seta à direita que possibilita a utilização de um menu/pop-up com acções relacionadas, como Share, Favorite, Delete, Rename e Export. No pop-up referente a uma pasta não existem as opções Favorite e Export.

O separador Dropbox inclui o conteúdo da Dropbox na sua totalidade. Qualquer ficheiro que seja acedido a partir daí ficará guardado localmente em cache onde agora, em vez de se encontrar em /sdcard/Dropbox/, passa a existir em /sdcard/Android/data/com.dropbox.android/files/scratch/, ficando assim o seu acesso mais restrito e controlado. A cache pode ser limpa a partir das opções na aplicação mas, uma fez feita essa limpeza, todos os ficheiros que foram abertos a partir do Dropbox deixam de estar disponíveis em modo offline.

O separador Uploads permite agora fazer envios para a Dropbox de forma mais simples e fácil. Agora já não é preciso ir a um gestor de ficheiros ou galeria de fotos para enviar para o Dropbox e basta, a partir desse separador, escolher o envio de Photos or videos (onde abre uma galeria com todos os itens existentes relacionados) ou Other files, onde abre um gestor de ficheiros.

O separador Favorites é a grande surpresa e funciona com sincronização automática, isto é, os ficheiros que forem seleccionados como favoritos serão actualizados localmente, no dispositivo Android, sempre que forem modificados na Dropbox. Isto permite que determinados ficheiros importantes, como documentos ou imagens, estejam sempre disponíveis em modo offline e sejam actualizados sempre que hajam modificações, sejam elas feitas no PC ou no Android.

Resumindo, as alterações desta versão são:

  • Aplicação completamente redesenhada e adicionadas novas funcionalidades
  • Favoritos: acesso rápido offline aos ficheiros
  • Funcionalidade de upload de fotos e vídeos
  • Mudar o nome de ficheiros e pastas
  • Acesso a todos os ficheiros e pastas com clique único
  • Visualização de galeria melhorada
  • Enviar “a partir de” e exportar para armazenamento local
  • Optimizado para o Ice Cream Sandwich (Andoird 4.0)
  • Vários bugs corrigidos e melhorias na estabilidade

Uma das grandes lacunas até agora existente era a sincronização automática dos ficheiros mais importantes. Isso era passado e agora de certeza que esta aplicação se tornará bastante mais útil.

 

Download ( QRCODE ) :

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s