Android: Instalar aplicativos no cartão SD

 

android aplicativos no sdO sistema operacional Android, presente na grande maioria dos smartphones atuais, tem como padrão a instalação de novos aplicativos diretamente na memória do aparelho, o que pode deixar o celular com pouco espaço e mais lento com o passar do tempo.

Hoje vamos mostrar como configurar seu Android para instalar os aplicativos diretamento no cartão de memória.

Alguns programas instalados no Android tem a opção de mover manualmente para o cartão SD. Para verificar quais programas tem essa função basta navegar até Configurações> Aplicativos> Gerenciar aplicativos> depois clique no aplicativo desejado e depois em “Mover para SD”. Se a opção “Mover para SD” não estiver disponível, o programa permanecerá na memória do celular até que você execute os passos a seguir.

O tutorial abaixo foi executado no Windows 7, usando um Samsung Galaxy 5, com Android 2.2 Froyo, mas os passos podem ser semelhantes para outras versões do Android.

Primeiramente é preciso que você tenha o Android SDK instalado em seu computador, clique aqui para baixar. Baixe a opção que tenha (Recommended) do lado e instale em seu computador baixando as atualizações necessárias após a instalação.

Depois conecte seu celular em modo Depuração USB (Configurações>Aplicativos>Desenvolvimento>Depuração USB)

Se você instalou o Android SDK normalmente, sem alterar o caminho padrão, ele foi instalado no diretório “C:Program FilesAndroidandroid-sdk”

Navegue até a pasta “C:Arquivos de ProgramasAndroidandroid-sdk” e clique com o botão direito do mouse na pasta “platform-tools” com a tecla “Shift” do teclado pressionada e depois clique em “Abrir janela de comando aqui”:

android aplicativos no sd

O prompt de comando do windows vai abrir já na pasta Platform-tools, agora digite adb.exe e aperte enter:

android aplicativos no sd

Depois digite adb shell e pressione enter. Depois é só digita pm setInstallLocation 2 e pressionar enter novamente para habilitar a instalação de novos aplicativos na segunda partição do celular, ou seja, no cartão de memória:

android aplicativos no sd

Isso é tudo que você precisa fazer, a partir de agora todos os novos aplicativos que você instalar no Android serão armazenados no cartão de memória do aparelho. Vale lembrar que todos os programas instalados antes disso ainda ficam na memória do celular, você pode movê-los para o cartão acessando Configurações> Aplicativos> Gerenciar aplicativos.

Nota: Se você usa Windows XP ou teve problemas para usar o “Abrir janela de comando aqui” no Windows 7, siga os passos a seguir para acessar o diretório platform-tools do Android SDK pelo Prompt de Comando do windows:

Abrir o Prompt de comando no Windows XP: Menu inicia>todos os programas>acessórios>prompt de comando ou mantenha pressionada a tecla windows, tecla que fica depois do Ctrl, e pressiona “R”, depois digite “CMD” que vai abrir o prompt.

Navegue até a pasta platform-tools usando os comandos CD + caminho da pasta:
cd C:Arquivos de ProgramasAndroidandroid-sdkplatform-tools

Atualização (22/07/11):

Dica do usuário Cristiano, através dos comentários:

Resolvendo alguns erros comuns ao executar os passos do tutorial

Erro device not found:
– Desativar o modo de armazenamento em massa;
– Baixar drivers do celular (disponivel no site do cel. Ex lg, samsung, etc)
– Quando conectar o cel. no USB aguardar o Windows instalar os drivers.
Apos isso não ocorre mais o erro device not found.

Atualizações necessarias do SDK (básico para funcionar):
– Android SDK Platform-tools, revision;
– Android SDK Tools, revision;
Somente essas atualizaçoes ja sao suficientes para tudo correr bem. Lembrando que é necessario o driver do celular.
Obs 1: Sem a primeira atualização não é possivel fazer os passos do tutorial pelo fato de não existir a pasta platform-tools e nem o adb.exe
Obs 2: O “$” que aparece no cmd apos digitar adb shell é o prompt aguardado o camando, ou seja, você digitar pm setIns…

Atualização (24/10/11):

Erros comuns:

– Permission denied: Ao executar os passos descritos no tutorial é possível que em alguns aparelhos ou em diferentes versões do Android apareça o erro “Permission denied”. Neste caso apenas liberando o acesso Root no Android para resolver o problema.

– Device not found (dispositivo não encontrado): Isso acontece porque o driver do aparelhos não está instalado no seu computador. Muitos aparelhos Android instalam o driver automaticamente, outros instalam apenas o driver de armazenamento USB. Veja o driver relacionado ao seu aparelho abaixo:

Samsung: Samsung Kies (versão do Kies pra MAC pode ser baixada aqui)

Sony Ericson: PC Companion 2.0

LG: Driver e PC Sync

Atualização (05/12/11) – Windows XP, nova versão do Android SDK e Java SE Development Kit 7:

Primeiramente você preicsa baixar e instalar o Java SE Development Kit 7, que é a última versão do programa atualmente.

java SE JDK

Click para ampliar

Depois baixe e instale o Android SDK. Sugiro que baixe a opção android-sdk_r15-windows.zip e extraia para a área de trabalho, onde tudo será feito!

Diferente do Windows Vista e 7, o Android SDK não cria uma pasta no diretório de instalação padrão de programas, ele coloca tudo na pasta onde você baixou.

Abra o SDK Manager e instale os dois pacotes de atualização abaixo:

Android SDK

Click para ampliar

O adb.exe continua na pasta platform-tools, para acessá-la pelo prompt de comando, digite cd dê um espaço e arraste a mesma para o prompt, depois aperte enter.

Android SDK windows XP

Após isso, tudo que você precisa fazer é digitar adb.exe, dá enter, depois adb shell, enter novamente e seguida digitar pm setInstallLocation 2.

Seu Android já estará pronto para instalar os aplicativos na partição 2, ou seja, no cartão de memória. Agora também será possível mover os apps antigos para o cartão de memória.

Vale lembrar que o driver do seu aparelho deve está instalado no Windows XP, caso contrário receberá a mensagem: error: device not found. Se o seu celular não instalar o driver automaticamente, busque pelo programa no site do fabricante.

 

Fonte : http://www.mundozoom.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s