Os 3 melhores antivírus

Como já é do nosso conhecimento, o sistema operativo Android já não está livre de malwares. O número de ameaças está em ascensão, o que já não deve ser surpresa para ninguém. Usamos cada vez mais os nossos smartphones e tablets para transportar e armazenar todo o tipo de informações pessoais e por vezes não conseguimos entender o potencial da ameaça.

O estado do software antivírus no Android não está a tornar a situação melhor, pois até agora os testes foram limitados, e os realizados apontam para muitas aplicações de protecção ainda com muito por desenvolver de modo a atingirem os seus objectivos. Há, no entanto, alguns candidatos a antivírus que se destacam. Vamos conhecer quais são eles.

av_00

Kaspersky Mobile Security

av_01

Kaspersky tem sido uma das empresas de topo na segurança a sistemas operativos como o Windows a nível mundial há já algum tempo.

Contudo apesar da segurança móvel ser uma questão totalmente diferente, esta empresa quer assumir-se sendo uma das melhores. Para isso teve de demonstrar os seus potenciais de modo a ficar no topo da tabela dos melhores antivírus para Android (ver a tabela).

A versão “Lite” desta aplicação oferece antivírus, protecção anti-roubo de base e um filtro de chamadas e SMS. É um conjunto de características razoável, mas como antivírus gratuito este deixa a desejar, pois existem melhores.

Já a versão paga inclui uma melhor protecção roubo, acrescenta scans de aplicações baseados em uma cloud para a protecção antivírus e inclui ainda a protecção da privacidade. Além da interface, que poderia usar algum trabalho, é bom no que faz. Mas o ponto mais aliciante é de facto o seu preço – custa apenas $9,99 no Android Market!

Lookout Segurança e Antivírus

av_02

Uma comparação AV-Test recente mostrou que esta aplicação gratuita está entre as mais eficazes existentes. Pode não ser a mais eficaz, mas é seguramente uma das melhores. Melhor ainda, os benefícios apontam para uma interface simples e amigável. Isto pode não ser uma novidade para muitos já que esta empresa sempre se dedicou à segurança dos smartphones.

A versão básica é gratuita e está equipada com antivírus, detector de características do telefone e um utilitário de backup. Dado que é gratuito, trata-se de uma boa escolha. Porém se optar para uma versão paga, nos Estados Unidos da América, esta está à volta dos $30 / ano.

F-Secure Mobile Security

av_03

Esta aplicação é de estranhar um pouco pois não existe no Android Market, agora conhecido por Google Play. Para obtê-la, é necessário ir directamente ao site da F-Secure. Além disso, também não existe nenhuma versão gratuita. Esta terá de ser comprada.

Então mas porquê tanta preocupação? Pois, esta aplicação parece oferecer uma extremamente boa protecção se relembrarmos a última informação disponibilizada pelo AV-Test e Av-Comparações. Embora sete aplicações foram classificadas no grupo de topo no último relatório AV-Test, Kaspersky e F-Secure eram a nata dessa cultura.

Outra característica importante é o controlo-parental. Poder-se-á barrar sites ou usar uma filtragem de conteúdo de sites predefinida que irá bloquear sites que geralmente os pais não aprovam (por exemplo sites com conteúdo adulto). Existe ainda uma lista negra de números de telefone e até mesmo de aplicações que poderá ser configurada conforme as necessidades e gostos de cada utilizador.

O problema será mesmo o preço. Na Europa encontra-se a 29,99€ o que faz da F-Secure ter a aplicação mais cara. Poderão ser encontradas outras aplicações pagas muito mais em conta com recursos semelhantes. [via]

Concluindo…

Eu acho que os três antivírus aqui mencionados cobrem uma ampla faixa de utilizadores.

Eis como se descompõe:

  • Se estiver disposto a pagar e desejar uma protecção excelente, o melhor mesmo será comprar o Kaspersky.
  • Se pretender uma aplicação gratuita e uma interface user-friendly, recomenda-se Lookout.
  • Se forem pais, e desejarem ter um controlo-parental, então o melhor mesmo será comprar o F-Secure.

Não querendo desfazer de outras aplicações como o Avast! que testou bem e oferece uma firewall para pessoas com dispositivos com acesso root, acho que uma destas três aplicações aqui apresentadas será uma excelente aposta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s